A corpodehoje é uma associação cultural sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública desde 2022, que tem vindo a afirmar-se no panorama artístico nacional como um agente cultural de referência na Região do Algarve, promovendo práticas artísticas contemporâneas com forte impacto comunitário. A associação tem como missão central, a descentralização do acesso à arte e à cultura, criando condições para a valorização da diversidade artística e para o fortalecimento do tecido cultural do Algarve.
Com sede em Loulé e direção artística de Ana Borges, a corpodehoje desenvolve uma atividade continuada de criação, programação e mediação artística, aliando capacitação, experimentação e proximidade com a comunidade. O seu trabalho valoriza a dança como linguagem essencial na construção de uma arte inclusiva, capaz de promover valores como a igualdade, a consciência corporal e o bem-estar coletivo.
Apoiada pelo Município de Loulé e com a coprodução do Cine-Teatro Louletano, a associação organiza anualmente o CORPO de HOJE festival de artes performativas, que em 2025 celebra a sua oitava edição.
O recente apoio ao arrendamento do Município de Loulé, ao abrigo do apoio ao Associativismo e apoio à capacitação de espaço para estúdio de dança, vem consolidar este percurso de crescimento e abrir perspectivas de interação com artistas e agentes culturais nacionais e internacionais.
Através de uma abordagem não formal e não vocacional, aberta e orientada para a criatividade e autonomia, a corpodehoje promove o desenvolvimento pessoal e social, estimulando a imaginação, a inteligência emocional e o pensamento crítico, sempre com a arte como motor de transformação, com linguagem contemporânea e na linha de Educação Pela Arte.
Ana Borges, é coreógrafa, performer e professora de dança desde 1994, com um trabalho assente na educação pela arte, experimentação e educação não formal da dança e cruzamentos artísticos. É fundadora da corpodehoje e assume a direcção artística desde 2008.