develop free website
Mobirise

A oitava edição do CORPO DE HOJE festival de artes performativas, que acontece em Loulé, estende-se a Tavira e, pela primeira vez, à Região da Madeira/Funchal, leva uma programação artística e diversificada a estes territórios de água. Realiza-se em dois momentos temporais: Setembro 2025 e Março 2026 no Algarve, e Fevereiro 2026 no Funchal, levando até à Ilha o Património Imaterial do Algarve com a peça “língua destravada”.

A programação ESPIRRO é outra novidade desta edição, concebida com especial atenção para a infância e juventude.

O festival tem presente a ideia de escuta sobre o corpo e a implícita reflexão sobre como sentimos, vemos, olhamos e conhecemos “o corpo, hoje”. Criando espaços preciosos de contemplação e suspensão no tempo, promove a pausa no ritmo acelerado e promove o conceito de slowlife. 

Trazemos propostas inquietantes que fazem borbulhar a curiosidade, dando à comunidade e artistas o espaço transversal à comunicação que fomenta o crescimento intelectual e social. Além de espectáculos, trazemos as SEM REDE oficinas destinadas a artistas e comunidade, assentes em conceitos de improvisação e experimentação que consciencializam para os processos criativos contemporâneos, educando para a arte.

Entre o Barrocal e a Serra, o festival interliga as áreas do Património Natural e Material, em proximidade com a comunidade, dando a conhecer espectáculos de Dança, Performances, Teatro para a Infância, Mercadinho Cultural e quintais que contam histórias afectivas. Destaque para Mark Tompkins e Nuno Rebelo, nomes incontornáveis na área da improvisação na dança e música.

Todas as pessoas são muito bem-vindas.

Um festival de tod_s, com tod_s, para tod_s, hoje! .

Ficha técnica e artística

Programação, direcção artística e direcção de produção | Ana Borges
Multimédia e produção | Cláudio Vidal
Ilustração | Maina Kernalegenn (homenagem póstuma)
Co-Produção | Cineteatro Louletano / Município de Loulé 
Apoio | República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, Município de Loulé, Município de Tavira, Município do Funchal e Kozii
Parceria | loulé criativo e Teatro Baltazar Dias
Voluntári_s /apoio à produção executiva |  Daniel Reis Sequeira, Janice Palma, Mariana Mansinho e Miguel Martinho
Apoio logístico | Loulé Criativo, ByFamily Market, Café Calcinha, Casa stick, 8100 café, Gráfica Ossónoba, Letra7, Ponto Pinta, e Restaurante O Pescador
Media partner | Antena 2, Rádio Rua e Rádio Total

Mobirise

CORPO DE HOJE
festival de artes performativas

 {8a. Edição 2025_26}  Extensão Funchal 

1 a 14 Set. 2025 | Loulé e Tavira
28 Fev. 2026 | Funchal
21 a 29 Mar. 2026 | Loulé

"Este ano não fazemos concurso de Ilustração por uma razão especial.
Esta Ilustração de Maina Kernalegenn vai acompanhar-nos no coração.
A Maina, artista plástica incrível, foi aluna de dança da directora artística da corpodehoje, acompanhou o nascimento da corpodehoje e partiu cedo demais para nos ver crescer ...e também para ver crescer a sua filha Anjela.
É com muito carinho que doaremos o valor que usualmente atribuímos ao/à vencedor/a do concurso de Ilustração, à filha da Maina, que neste momento tem 5 anos.

É sensível e poético este momento para nós. Foram várias as Ilustrações que Maina enviava a Ana Borges, nas cartas que lhe escrevia...Cartas em papel, enviadas por correio, com reflexões lindas, existenciais.. isso já diz muito da pessoa especial que a Maina foi.
E enquanto as gargalhadas contagiantes da Maina continuam a ecoar em nós, esperamos que esta imagem e homenagem, vos traga frescura e um sorriso vermelho nestas noites quentes do Algarve!
Obrigada Maina! ☆ ♡ ☆ ♡ ☆"

Mobirise